Home

A imagem que abre esta postagem mostra o ambiente onde se davam os intervalos entre as palestras, sessões técnicas, painéis e posters do ENTAC 2014. Claro que era muito bom estar ali, um lugar bacana para descontrair, em frente à piscina e ao mar. Mas, ao mesmo tempo, não deixava de ser um pouco cruel, hehehe.

Enfim, vamos ao que interessa. Agora eu pretendo dar destaque aos às sessões técnicas e painéis que me chamaram a atenção durante o ENTAC 2014. Claro que, como eu escrevi no primeiro post desta série, devem ter havido várias sessões e painéis igualmente interessantes, dada a extensão do evento. Por isso, eu recomendo que, quem tiver interesse em pesquisar os artigos que deram origem aos painéis, que use a ferramenta de busca de artigos do ENTAC 2014, pois funciona muito bem!

Nem todos os aritgos que cito aqui tratam especificamente do BIM, mas todos eles tem relação intrínseca com o  BIM, lean construction e gestão de processos de projeto. Eu poderia ficar fazendo uma introdução e uma análise de cada um deles (e até devo fazer isso ao longo do tempo), mas acho que, para que tem interesse em BIM, seria interessante ler todos os artigos e, assim sendo, para que eu vou comentar algo sobre artigos que, na minha opinião, tem que ser lidos integralmente? Então, vamos lá.

Jogo didático para tornar prático o uso das atividades que contribuem para a melhoria de processo: elevação da alvenaria estrutural
Área: Gestão e economia da construção
Autores: Victor Felix De Mesquita, Paulo Ricardo Ramos Santos, Pedro Luduvice Neto, Rafael Da Silva Nascimento, Débora De G. Santos.

silvio

Professor Melhado durante a apresentação de seu artigo em conjunto com Manzione, sobre como medir o nível de maturidade do processo de projeto em BIM

Nível de maturidade do processo de projeto: as quatro interfaces
Área: Qualidade do projeto, desempenho e avaliação pós-ocupação das edificações
Autores: Leonardo Manzione, Silvio Melhado.

Uso adaptado de ANDON em um empreendimento horizontal
Área: Tecnologia da informação e comunicação
Autores: Clarissa Biotto, Bruno Mota, Lívia Araújo, George Barbosa, Fabíola Andrade.

adriano

O trabalho dos pesquisadores Sales e Ruschel é relacionado ao armazenamento de informações do relatório de pós-ocupação diretamente em em um modelo BIM, usando o ArchiCAD como ferramenta.

BIM no suporte a Avaliação Pós-Ocupação
Área: Qualidade do projeto, desempenho e avaliação pós-ocupação das edificações
Autores: Adriano De Alencar Sales, Regina Ruschel.

Ferramenta para planejamento de disciplina BIM
Área: Tecnologia da informação e comunicação
Autores: Maria Bernardete Barison, Eduardo Toledo Santos.

SIG colaborativo na região da balsa – Pelotas/RS/Brasil
Área: Tecnologia da informação e comunicação
Autores: Marcus Saraiva, Roberta Santa Catharina, Nirce Saffer Medvedovski, Rafael Schulze, Allana Jeske.

Ah, importante dizer que a listagem acima não foi organizada, nem de modo cronológico, nem por preferência, como se fosse algum ranking. Só fui colocando de acordo com o que me lembrei.

Na próxima postagem desta série sobre o ENTAC devo apresentar alguns dados estatísticos a respeito dos artigos aprovados, das sessões técnicas e painéis. Ainda estou trabalhando nisso e pode demorar um pouco. Até lá, vou continuar postando outros assuntos sobre BIM que pesquiso.

Ao escrever este post eu escutei não apenas uma, mas várias músicas legais, graças à rádio Indie Fresh. Portanto, hoje a indicação de som vai para toda uma rádio. Divirta-se!

Anúncios

Um pensamento em “O primeiro encontro – parte III – painéis e sessões técnicas

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s